A maquiagem se faz presente no dia a dia de muita gente, e para muitos a paixão por essa arte pode se tornar uma...
CAPITONÊ, MATELASSÊ OU BOTONÊ: SAIBA QUAL ESCOLHER PARA O SEU SALÃO DE BELEZA!
Escrito por: Natalia Espindola │Editado por: Leticia Gabriel
Procurando repaginar o visual do seu espaço de beleza mas não sabe qual tipo de acabamento mais combina? A Brudine, especialista em móveis na área da beleza e estética, pode te ajudar!
Apesar de compartilharem semelhanças, cada finalização de tecidos dos estofados tem uma origem e técnica diferente, propondo uma estética específica para o ambiente que você deseja montar. Descubra:
1 - MATELASSÊ
Originado da França, o matelassê possui registros a partir do século XVII. Apesar de ter sido popularizada por Robert Elsden, essa técnica era comumente usada em cobertas no sul do país.
O acabamento em matelassê consiste em pontos contínuos e paralelos que se cruzam, criando um padrão. O formato mais popular nas costuras é o losângulo, mas também há quem prefira formas mais acentuadas como quadrados.
O matelassê é bem presente no acabamentos de almofadas e estofados mais aconchegantes, como sofás e poltronas. Também é confeccionado em diversos tecidos, como: courvin, couro, linho, algodão e misturas de poliéster. É uma costura muito requintada, perfeita para quem opta por uma estética elegante, porém moderna.
Linha Verona Classic Premium da marca Brudine em matelassê, na cor Mocaccino.
2 - CAPITONÊ
Reconhecido pela sua fama inglesa, o capitonê nasceu no século XIX, se tornando um clássico da Era Vitoriana, mas acabou ganhando muito mais destaque no século XVII, por conta de uma encomenda feita pelo visconde de Chesterfield, tendo o nome sido usado para batizar uma das linhas mais luxuosas de poltronas.
Sendo alvo de cobiça, o capitonê se tornou símbolo de luxo e realeza. Seu acabamento é composto por pontos de tensão sobre a superfície, criando formatos geométricos elaborados no tecido. A textura criada traz mais personalidade à mobília, evidenciando seu estofado com um toque detalhado.
Atualmente, o capitonê é usado muito em estofamentos de diversas decorações, como: poltronas, cadeiras, sofás e cabeceiras. Esse acabamento é ideal para quem busca um ambiente sofisticado e elegante.
Linha Verona da marca Brudine em capitonê, na cor Caramelo.
3- BOTONÊ
Trazendo uma similaridade, o botonê também possui origem inglesa, possuindo características parecidas com a do capitonê. O diferencial desse acabamento é a adição de um botão nos pontos, não precisando necessariamente de uma tensão na superfície do tecido, pois o adereço já promove esse efeito.
O botonê também é muito usado em estofados, ganhando destaques em poltronas e principalmente em sofás. O detalhe em botões traz uma particularidade a mais para o acabamento, trazendo uma elegância mais ousada para o design do móvel.
Poltrona Bona Dea da marca Brudine em botonê, na cor White.
A Brudine é uma empresa voltada para o ramo da beleza, qualificada na fabricação e confecção de móveis personalizados. Se você busca por móveis que irão embelezar ainda mais o seu salão, a Brudine tem o que você precisa.
Confira o nosso catálogo para saber mais detalhes sobre os nossos produtos.
Siga a @brudineoficial e fique por dentro das nossas novidades! ;)
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE:
MÓVEIS ERGONÔMICOS: BELEZA E CONFORTO EM UM SÓ
Posted in:
Conteúdos