No mundo da estética e bem-estar, a escolha da maca certa faz toda a diferença, tanto na experiência do cliente,...
SAIBA OS SEGREDOS PARA UM PORTFÓLIO DE BELEZA DE SUCESSO!
Escrito por: Natalia Espindola │ Editado por: Leticia Gabriel
Profissionais possuem não somente credibilidade por conta da qualificação do seu trabalho, mas também um maior alcance quando bem divulgado. Por isso, é essencial que como profissional, a imagem do seu serviço esteja de acordo com o que ele promete. Nós o chamamos de portfólio.
TIPOS DE PORTFÓLIOS
1. Digital
O mais comum e utilizado. Além de versátil, o portfólio digital se torna muito mais acessível, dependendo do seu objetivo. Para um profissional de beleza, esse tipo de portfólio se torna fundamental se você busca por incrementar seu engajamento em plataformas, ou redes sociais como o Instagram.
Uma ótima outra alternativa para a demonstração do serviço que você oferece, é a formatação do seu portfólio em uma versão para PDF. O PDF é um formato de documento um pouco mais compacto, ideal para o desenvolvimento de catálogos de produtos ou serviços.
Se você preferir por um sistema mais personalizado e próprio, você também pode considerar plataformas profissionais como: Behance, uma plataforma com uma proposta mais voltada para a área visual, como fotografias, vídeos, ilustrações e designs.
CONSTRUÇÃO DE PORTFÓLIO
1. Objetivo
Seu trabalho é uma extensão de você, ou seja, parte do que você transmite no seu serviço, é reflexo de você como profissional de beleza. Durante o processo de desenvolvimento do seu portfólio, é essencial se atentar à finalidade da promoção do seu serviço. Se você atua como cabeleireira, maquiadora ou nail designer, preferencialmente o seu objetivo será a divulgação da excelência e qualidade do seu trabalho.
2. Escolha dos materiais
A construção de um portfólio não precisa ser necessariamente tão elaborada e extensa. Lembrando que, seu portfólio é a sua imagem! Portanto, opte pela exibição de serviços que transmitam a sua competência e seu tempo de experiência. Se você atua a pouco tempo, selecione os trabalhos que você mais admira e refletem suas habilidades atuais.
Certifique-se em investir na qualidade dos registros do seu trabalho. Detalhes essenciais como ângulos, iluminação e alta resolução de fotos e vídeos! ;)
3. Sua identidade
Como já citado anteriormente, seu trabalho é uma extensão de você. Mas ainda assim, você é a imagem do seu trabalho. Afinal, quem será contratado? Você ou o seu serviço?
Por isso, é indispensável dispor de uma sessão ou oportunidade para contar um pouco mais sobre sua trajetória profissional e sobre você. Um breve resumo sobre suas experiências e qualificações ao longo do tempo no nicho em que você ocupa atualmente.
Mas não esqueça, que as redes sociais são a sua maior vitrine. Então, tenha suas redes sociais sempre atualizadas e trabalhando em conjunto com os seus objetivos.
Resumo
Em geral, a montagem do seu portfólio não precisa ser complexa ou apresentar diversidade de materiais e experiências. Para compor uma boa apresentação de portfólio, assegure-se de que sua experiência condiz com o que é exposto na sua plataforma, isso influencia na reputação que você quer trazer para si ou para o seu negócio!
Se você gostou do conteúdo, não deixe de conferir mais dicas e novidades no blog da Brudine. Nos acompanhe em @brudineoficial para tópicos voltados para área de beleza, e a @brudinedesign para ficar por dentro dos nossos lançamentos e novidades!
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: CONFIRA! COMO AUMENTAR O VALOR DO SEU SALÃO!